Criador e diretor de uma empresa de faturamento milionário, Caito Maia é mais do que apenas um empresário bem-sucedido. Detrás da fama e de lucros fascinantes, uma mente brilhante e um coração humilde são revelados neste perfil empresarial.
Por Isabella Scaramucci, Maíra Couto, Mariana Marsicano e Sophia Delcor

Aos 20 e poucos anos, Caito Maia não fazia ideia de quem se tornaria. Mas já alimentava o sonho de ser um astro do rock. Durante um verão nos Estados Unidos, decidiu trabalhar como garçom e lavador de pratos para custear os seus estudos de música. Ingressou na Berklee College of Music, em Massachusetts (EUA). Retornou ao Brasil ainda incerto sobre a área escolhida, mas abastecido com uma mala cheia de óculos, que passou a revender em shows com os amigos. Tudo para garantir uma renda extra. É difícil imaginar que, quase 30 anos depois, esses simples e incertos passos se transformaram na maior marca de óculos solares da América Latina.
O pontapé para o lado empreendedor de Caito Maia é comum a milhões de brasileiros: a necessidade falou mais alto. Apesar de ter tido a oportunidade de estudar no exterior, e se aprimorar no meio musical em uma universidade renomada, as conquistas de Caito não vieram de maneira fácil. Enquanto vendia óculos solares em seus shows, notava um potencial nessas peças como artigos de moda. Um tiro no escuro, talvez, mas o ex-guitarrista mergulhou de cabeça nesse mercado e passou a trabalhar com lojas em feiras livres.
Em 1997, fundou oficialmente a marca Chilli Beans, após experiências com atacado de óculos – empresa Batizada Blue Velvet – e exposições em feiras como o Mercado Mundo Mix. Ex-guitarrista de banda amadora, empreendedor e hoje jurado do programa Shark Tank Brasil, Caito Maia perdeu o pai e o avô ainda jovem. Desde muito cedo, viu-se sozinho em um mundo de tubarões. Sem essas duas figuras tão importantes em sua vida, seu porto seguro passou a ser a própria empresa.
À medida em que a Chilli Beans ganhava corpo, a empresa se tornou, também, seu espaço de acolhimento e crescimento. “Virou minha família”, resume. Ainda assim, ele admite ter sentido falta de um ombro amigo — principalmente durante os momentos mais difíceis.
Visionário, resiliente e apaixonado

Caito Maia é descrito como um empreendedor visionário, resiliente e apaixonado, que valoriza o relacionamento com as pessoas e com a arte. Em entrevistas prévias, Caito costuma adotar um ritmo calmo e contido, porém não abre mão de um estilo despojado. O empresário não dribla perguntas e transmite sinceridade nas respostas.
Seus funcionários também o elogiam com frequência: “O Caito é super descolado! Sempre que ele vem aqui na loja, nos cumprimenta com um sorriso no rosto e um abraço em grupo caloroso” e “a Chilli foi a única empresa que não reclamou do meu cabelo ser afro, ou das minhas tatuagens, ao me contratar. O Caito é super inclusivo, e transmite isso para a marca”. Ambas as frases foram ditas por Pedro Maia – ex-vendedor da Chilli Beans do Shopping cidade São Paulo.
Aqueles mais próximos do CEO ainda o chamam de “Papito”, de maneira brincalhona, ao se referir a ele em treinamentos e palestras.
Todos os anos, Caito realiza uma tour nas lojas, visitando os pontos de venda e estabelecendo metas junto de seus franqueados. As equipes sempre aguardam ansiosamente por esse momento, e o recebem com presentes e lembrancinhas – como moletons personalizados, itens que remetem à música, ou pelúcias de pimentinhas e óculos escuros. O perfil roqueiro e animado do CEO o aproxima de seus funcionários, estabelecendo uma relação de respeito e admiração.
Além de ser CEO de uma das marcas mais conhecidas do Brasil, Caito também ocupa o posto de figura pública e influenciador de milhares de pessoas, acumulando 1,3 milhão de seguidores no Instagram. Autor dos best-sellers “E Se Colocar Pimenta? A História da Marca Mais Quente do Brasil” e “Se Parar O Sangue Esfria: Como paixão, pessoas e diversidade construíram a Chilli Beans”, também já foi um dos tubarões (jurados) do programa Shark Tank Brasil, a convite, entre os anos de 2017 e 2023. Em 2024, teve uma participação especial em um dos episódios – no qual celebrou o seu retorno e impacto no empreendedorismo – e, em 2025, voltou como jurado fixo da décima temporada.
No mundo do varejo, existem diferentes tipos de vendedores. Um deles, no entanto, é o chamado “ponta de loja”: aquele que conhece os produtos, domina as metas e transforma cada cliente em uma chance real de negócio. Esse profissional é estratégico para o sucesso da loja, pois gera alto volume de vendas e impulsiona os resultados. Durante a tour que faz nas lojas, Caito destaca a importância desses profissionais, aproximando-se deles, reconhecendo suas trajetórias e celebrando o empenho que colocam no dia a dia. Para ele, atitude, energia e o brilho no olhar são marcas que distinguem esses vendedores e os tornam referência dentro da Chilli Beans.
Essa essência também se espelha no método de atendimento ensinado nos treinamentos para os vendedores, gestores e lojistas da empresa: proporcionar a melhor experiência possível para o cliente e atendê-lo sempre com um sorriso no rosto. Caito afirmou que esse cuidado em sempre proporcionar uma experiência única e singular para o consumidor vem de seu passado como comerciante. “Eu era vendedor. Sei como é estar do outro lado. Lógico, eu quero vender. Mas também sei que vender e tratar bem o cliente são coisas que andam lado a lado”.
Outro ponto crucial para o diferencial da Chilli vem da essência do seu próprio fundador. Maia se autodescreve como uma pessoa batalhadora e corajosa. “Não sou materialista. Para mim, Caito Maia é um guerreiro, muito feliz com tudo o que conquistou até aqui”.
Óculos e sapatos

A Chilli Beans é uma empresa com um público muito fiel. Conforme relatado por clientes, quem compra uma vez se apaixona e procura sempre retornar às lojas para ver “o que há de novo”. Isso se dá a um dos pontos mais fortes da marca: a alta rotatividade de peças e coleções, parcerias com artistas, lançamentos especiais e uma constante inovação nos modelos de marketing e branding.
Óculos de sol, relógios, lentes de grau, bags e, agora, tênis. No ano de 2025, a marca Chilli Beans lançou a sua mais nova coleção de calçados. Caito revelou que, depois de anos almejando uma collab entre Chilli Beans e Havaianas, a ideia está prevista para sair do papel. Segundo ele, esse desejo vem pelo fato da Havaianas resgatar o espírito brasileiro e por chinelos serem, em sua maioria, unissex, conversando muito bem com duas das principais características da Chilli: a inclusividade e a pluralidade.
Manter um ritmo constante de lançamentos e novidades, como é característico da Chilli, não é nada fácil. Por isso, o uso do cenário tecnológico atual, inovado pelos mecanismos de inteligência artificial, tornou-se um importante aliado de Caito e sua equipe. Quando perguntado como a utilização das ferramentas de IA pode contribuir para o planejamento de novos produtos, o empresário afirma já utilizar desses meios, e diz considerar esta uma importante etapa da criação e desenvolvimento de designs. Ele, inclusive, acredita que o surgimento da IA é tão relevante quanto o da lâmpada e o da internet; recursos que mudaram completamente o rumo da sociedade.

Desde que se tornou rei do seu próprio império, Caito se preocupa em ensinar a futuros vendedores e empreendedores a não se verem perdidos num “mundo de tubarões”, como um dia ele já se sentiu.
“Se eu pudesse oferecer um conselho para alguém que busca prosperar na vida, eu diria para a pessoa ser persistente. É aquela frase: ‘no pain, no gain’ (‘sem dor, sem ganho’, em tradução livre)”. O CEO entende que as adversidades que enfrentou ao longo de sua carreira foram essenciais para ser bem-sucedido no presente. Segundo ele, nada é fácil, e nem deve ser. Por essa razão, também afirmou que não gostaria de ter ouvido nenhum tipo de conselho no começo de sua trajetória, apesar de ter reforçado a falta que sentiu de uma rede de apoio melhor estruturada. Segundo ele, os acontecimentos em sua vida ocorreram da maneira certa, e toda a dor que enfrentou apenas o tornou mais forte.
Mesmo após tantas conquistas, Caito Maia acredita que ainda não alcançou seu grande objetivo de vida. “Eu ainda tô com 56 anos, cara. Tem muito pra viver e pra fazer”, contou. Ainda assim, ao ser questionado se o “mini-Caito” sentiria orgulho da pessoa que é hoje, ele, com um olhar pensativo e cheio de ternura, respondeu de forma simples e direta: “Sim”.
